Curso de formação em psicanálise ferencziana

Informações do Curso

Desde que se aproximou de Freud em 1908, Sándor Ferenczi tinha uma preocupação central: amenizar o sofrimento emocional dos seus pacientes. 

A necessidade de repensar a técnica clássica freudiana o levou a questionar a ideia de neutralidade ao perceber o impacto que o analista produz no seu paciente. Assim, tornou-se o primeiro psicanalista a enfatizar a importância da empatia, do tato, da sensibilidade e do acolhimento do terapeuta sem, no entanto, perder a capacidade de análise em profundidade. 

Suas inovações técnicas foram, paulatinamente, inaugurando um novo paradigma dentro da própria psicanálise e ampliaram, de modo definitivo, o campo do analisável. 

Hoje, graças às contribuições ferenczianas,pacientes traumatizados, psicóticos, fronteiriços (borderline), psicossomáticos, com patologias narcísicas, perversos, etc. podem ser beneficiados pelo tratamento psicanalítico. 

Sem que soubesse, Ferenczi gerou uma nova linhagem de pensamento teórico-clínico na psicanálise.

Nas palavras o próprio Freud: “…da Hungria, geograficamente tão perto da Áustria, e cientificamente tão distante, surgiu um único colaborador, S. Ferenczi, mas que, em compensação, vale por uma sociedade inteira.” (Freud, 1914). 

Suas ideias originais foram seguidas por importantes analistas, como Michael Balint, Donald Winnicott, Masud Kann, Margareth Little, Heinz Kohut, Alice Miller, Harold Searles, entre outros. 

Sabendo da importância em oferecer atendimento qualificado para a crescente demanda de pessoas em sofrimento psíquico, o Instituto Glue tem por objetivo formar analistas em consonância com as propostas de Sándor Ferenczi e dos autores que contribuíram para a ampliação de suas ideias. 

Para se formar, o futuro analista ferencziano contará com aulas teóricas e supervisões de atendimentos clínicos no modo presencial online. 

Os alunos também necessitarão estar em análise pessoal respeitando o tripé da formação analítica: estudo teórico, supervisão e análise pessoal. 

Este é um curso livre, não credenciado pelo MEC.

Quem pode participar

Psicólogos, psiquiatras e profissionais de qualquer outro curso superior que já tenham realizado alguma formação prévia em psicanálise, bem como os alunos que concluíram e foram aprovados no curso Freud, o começo de tudo: uma introdução à psicanálise oferecido pelo Instituto Glue.

Processo Seletivo

Entraremos em contato por e-mail para o agendamento de entrevista individual com um dos professores do Instituto Glue.

Lembramos que o candidato deve estar em processo de análise pessoal ou se comprometer a iniciá-lo até o início do curso, caso ainda não tenha feito.

O resultado da seleção também será comunicado por e-mail para cada candidato. 

O Instituto Glue se reserva o direito de manter em sigilo os critérios de eventual  não-aprovação de participantes no processo de seleção do  curso.

Como se Inscrever

  • Preencher o formulário de inscrição [clique aqui]
  • Anexar um pequeno texto contando os motivos que o levaram a se interessar pelo curso 
  • Enviar currículo 
  • Pagar taxa de inscrição: valor R$ 75,00 

Curso de formação em psicanálise ferencziana

Informações do curso
Bolsa de Estudos
Como se candidatar a uma bolsa de estudos