Freud, o começo de tudo: uma introdução à psicanálise​

Informações do Curso


Sigmund Freud, médico austríaco, (1856 – 1939) foi o criador de uma teoria inédita sobre a formação da personalidade saudável, sobre suas inúmeras possibilidades de adoecimento, sobre a importância do desenvolvimento da sexualidade, além de propor um método terapêutico inteiramente original para tratar o sofrimento psíquico dos seus pacientes. 
A grande novidade de sua obra: a ideia da existência do inconsciente. 

Um dos mais importantes pensadores do século XX, Freud propôs uma “psicologia profunda” na qual, pela primeira vez, o sofrimento psíquico dos pacientes foi reconhecido, compreendido e cuidado de modo humanizado, rompendo com os métodos violentos de tratamento das doenças mentais da psiquiatra de sua época. 

Outra contribuição fundamental de Freud foi o questionamento da leitura binária de saúde e doença – vigente na medicina vitoriana – na qual loucos e sãos eram mantidos apartados. 

Sua psicopatologia compreendia os diferentes quadros clínicos, tanto quanto o funcionamento “normal”, apenas como uma questão de grau: o fenômeno do adoecimento bem como o da cura, são dinâmicos, múltiplos e intercambiáveis. 

Além desse método terapêutico revolucionário, Freud desenvolveu uma visão original acerca de questões fundamentais da vida humana, tais como religião, cultura, guerra, arte, sonhos e etc… 

Freud, o começo de tudo: uma introdução à psicanálise é um curso que tem como objetivo central apresentar aos alunos os conceitos fundamentais da obra de Sigmund Freud.

Quem pode participar

Psicólogos, psiquiatras, alunos de 5º ano de psicologia e graduados em qualquer outro curso superior interessados em conhecer os principais conceitos da teoria de Freud para futura formação em psicanálise. Esse curso também pode interessar àqueles que queiram aplicar a psicanálise em sua área de atuação profissional, assim como para quem apenas deseje ampliar seu repertório de conhecimento.

Processo Seletivo

Entraremos em contato por e-mail para o agendamento de entrevista individual com um dos professores do Instituto Glue. O resultado da seleção também será comunicado por e-mail para cada candidato.
O Instituto Glue se reserva o direito de manter em sigilo os critérios de eventual  não-aprovação de participantes no processo de seleção do  curso.

Como se Inscrever

  • Preencher o formulário de inscrição [clique aqui]
  • Anexar um pequeno texto contando os motivos que o levaram a se interessar pelo curso 
  • Enviar currículo 
  • Pagar taxa de inscrição: valor R$ 75,00

Freud, o começo de tudo: uma introdução à psicanálise

Informações do curso